|RENATO UCHA

Card Image

Como reconhecer minhas capacidades? Como evitar o medo de falhar? O que é auto sabotagem?

Quando pensamos nesse termo temos duas informações: “auto”, que significa algo que é próprio e “sabotagem”, que vem de dificultar ou prejudicar uma determinada atividade. Então, juntando auto + sabotagem significa agir contra si, ou seja, você mesmo querer se prejudicar ainda que acredite estar fazendo a coisa certa.

Você sabe o que leva uma pessoa a se auto sabotar?

Uma coisa que devemos ressaltar aqui é que a autosabotagem pode ser consciente ou inconsciente, sendo que a segunda forma (inconsciente) é a mais comum a ponto da pessoa nem se tocar o quanto ela está se prejudicando.

Mas uma das coisas que fundamentam esse comportamento são traumas vividos na infância ou na adolescência, isso por que essas experiências podem se transformar em comportamentos negativos e sentimentos ligados ao fracasso. Por exemplo: Uma criança que desde sempre foi interrompida pelos pais com “cala a boca moleque”, quando adulta, pode se sentir incapaz de se comunicar de forma assertiva, agindo com extrema timidez. É possível que ela tenha aceitado isso como verdade: “eu sou tímida, eu faço de tudo, mas pelo amor de deus, falar na reunião não”!

Conheça três tipos de autosabotagem que podem ocorrer com você:

Vitimização: É aquela pessoa que vive falando mas que pouco faz, por isso assume um comportamento vitimista - a culpa por não ter feito é sempre do outro, afinal, ela é vítima e por isso deve ser elogiada.

Culpabilidade: Ao se culpar, a pessoa pode até evitar julgamentos alheios, mas entra em um ciclo monstruoso de autocobrança. Ex: Meu time não está performando, o que eu fiz de errado?

Procrastinação: Esse aqui pega quase todo mundo, por que o fato de deixar algo para depois envolve muitas coisas, como o medo do fracasso, afinal de contas, é muito melhor que tudo funcione na nossa cabeça do que passar por uma realidade sujeita ao erro, né? ERRADO!!! Esse é um pensamento que a maioria das pessoas que se sabotam tem!

Como eliminar os sintomas da autossabotagem?

Bom, já te digo que não é um caminho fácil, isso por que quando o nosso cérebro já tem um hábito é necessário um trabalho disciplinado pra que ele seja alterado: “Ucha, eu não sou disciplinado e agora como eu faço?” - Antes de tudo, reconheça que você está se sabotando.

Autoconhecimento é essencial para essa mudança, em seguida, é importante que assim que você entenda que se sabota, tire um tempinho pra você e reflita sobre o que está acontecendo? Assim que você identificar, esse caminho fica mais claro e com isso você pode traçar objetivos e metas para melhorar a sua qualidade de vida.

Mesmo com tudo isso você ainda acha difícil?

Fica tranquilo, por que é igual eu falei, ninguém quer se colocar pra baixo e ser o maior obstáculo de si mesmo, então se você quer mudar de vida, fale comigo que estou disposto a te ajudar e entender o seu caso!

Até a próxima!