|RENATO UCHA

Será que você pode me fazer um favor?
Se você pensou em dizer sim mesmo sem saber do que se tratava leia esse artigo até o fim porque vou te ensinar a ser mais produtiva e respeitada.
Repita comigo *não* - olha que delícia não…
Você sabe qual é a importância dessa palavra que nos impede de aceitar tudo o que mandam e nos colocar em primeiro lugar?
Para falar desse assunto devemos pensar por que algumas pessoas falam “sim” em situações que ela gostaria de falar “não”. Por que é tão difícil pra algumas pessoas dizer “não”?
Geralmente, as pessoas que aceitam e não colocam limites às solicitações externas podem estar alimentando sua própria baixa autoestima, pois mostram que não conseguem valorizar suas próprias necessidades e decisões e com isso, conseguimos ligar até com a autoestima.
Por exemplo, uma pessoa que não sabe dizer “não” pensa que as pessoas ao redor podem estar sendo muito críticas e sempre julgando, mas às vezes, essa mesma pessoa não se permite priorizar, e de certa maneira o “sim” vira uma resposta automática para evitar por exemplo, de não ser aceito por um determinado grupo.
Imagina comigo: aquele sapato, aquela blusa, aquele novo telefone que você comprou mas que na verdade você não queria comprar, ou pior, nem tinha dinheiro e parcelou em 10x no cartão por pura pressão do seu grupo social, apenas por aparência? Você se submete a isso e na hora nem pensa no custo, no impacto dessa compra ou até mesmo se é algo que realmente você necessita. Como você se sente quando isso acontece? Arrependimento e remorso, que afeta diretamente a cabeça de quem age assim!
Agora que você sabe tudo isso, você consegue imaginar como isso pode afetar no trabalho?
No trabalho, dizer “sim” para tudo é ainda pior, isso porque você pode entrar naquele conflito de falar “não” e perder o seu emprego. Mas calma, não é bem assim! Um não justificado vale mais que um sim, porque não cria expectativa e permite você priorizar a sua saúde mental, isso volta em tarefas bem feitas e proatividade.
Muita gente evita dizer “não” no trabalho com medo de desagradar os outros ou de sofrer alguma consequência por se negar a atender um pedido. É o chamado jogo político nas empresas. Mas aí que está, os efeitos podem ser negativos para a própria pessoa que se encaixa no perfil de “pau pra toda obra”, sabe?
A tendência de topar qualquer parada se manifesta principalmente quando a solicitação vem de uma liderança, uma vez que queremos ser reconhecidos como pessoas competentes, proativas e de alto desempenho.
Destrave seu potencial!
Agende uma mentoria de 30 minutos gratuita!
Existem algumas maneiras que você pode dizer “não” mas sem precisar dizer “não”. Há várias formas de dizer não sem culpa, e para fazer isso de maneira assertiva, a principal dica é: haja sempre com honestidade e educação. Não precisa mentir.
Deixe-me apresentar alguns exemplos:
Justificativa válida: Se você já está trabalhando em algo urgente e importante, faz sentido parar para atender um outro pedido meramente por vaidade? Isso pode justificar o por quê de você não conseguir aceitar este outro pedido no momento.
Apresentar alternativas: será que não há um meio termo? Ou algo que já atenda a necessidade de quem está te demandando? Há várias maneiras de contribuir com uma tarefa, seja apresentando alternativas ou com ideias que não façam você se afastar daquilo que já se comprometeu a entregar.
Sugerir outra pessoa: Aqui você vai ter que ter um entendimento mínimo das suas capacidades e a todos a sua volta isso porque se tem uma equipe ou alguém específico que consiga fazer a tarefa que te pediram, indicar essa outra pessoa ou grupo pode ser um bom direcionamento.
Pedir para pensar: Questione qual o impacto caso essa tarefa não seja feita imediatamente? A empresa vai perder dinheiro? Vai deixar de vender? Vai trazer risco à imagem da empresa? Se não houver uma boa justificativa informe que vai incluir essa tarefa em seu backlog e siga com suas prioridades.
Negociar o prazo: Imagina só, você tem suas demandas, se por alguma razão você conseguir negociar o prazo, vai poder concluir o que está fazendo antes de começar algo novo. Não há nada mais disfuncional do que parar o que está fazendo para começar outra coisa e depois ter de voltar no que já havia começado. Você nunca retoma do ponto em que parou, vai haver pelo menos 30% de desperdício do seu tempo.
Por hoje é só, espero que tenha gostado.
Até a próxima!