Em Tempo...
10/4/2008 14:54:24
Quer ser um desenvolvedor de software mas não saber por onde começar?
Saiba mais...

Recomendado

Certificado pelo PMI

Certificações Microsoft

Blog do Ucha

Quer ser um desenvolvedor de software mas não saber por onde começar?

Recentemente escrevi um artigo sobre certificação MCP e recebi diversas mensagens de pessoas que estão começando ou estão querendo começar a trabalhar na área de informática. A maioria interessada na área de desenvolvimento, então neste artigo eu vou falar um pouco sobre como começar sua carreira na área de desenvolvimento de software.

Analisando a velocidade com que as mudanças na área da informática acontecem, é fácil deduzir que a tecnologia de ontem já não serve para hoje. Isso vale também para técnicas de programação e desenvolvimento. Há 20 anos atrás, a maioria dos programas eram escritos para ambientes não gráfico (ex. DOS) e o Clipper era a linguagem do momento. Há 10 anos atrás o paradigma já havia mudado e a sensação era a programação estruturada orientada a eventos com o Visual Basic e com o Delphi, linguagens que tiveram sua participação reduzida no mercado de lá para cá. Hoje em dia, a sensação são o JAVA e o ambiente .NET, com orientação a objetos e frameworks que fazem muito trabalho pesado pelo programador.

Mas como dominar estas tecnologias para conseguir um bom emprego e decolar sua carreira na área de desenvolvimento?

Como disse anteriormente, as novas tecnologias já trazem muita codificação pronta, ou seja, fazem uma boa parte do trabalho pelo programador. Se por um lado isto é muito bacana pois melhora a produtividade no ambiente de desenvolvimento, por outro lado faz com que muitos programadores desconheçam os processos básicos de funcionamento de um CPU (unidade central de processamento) e o laço de mensagens de um ambiente multitarefas como o Windows.

Estes conhecimentos são necessários caso você queira fazer a diferença no mercado, portanto, se você quer iniciar sua carreira na área de desenvolvimento, puxe o freio de mão, diminua a ansiedade por já começar programando e inicie pelo básico que é a lógica de programação. Talvez você ache tedioso no começo, mas se for direto para a codificação terá muita dificuldade em resolver problemas simples de lógica e não conseguirá interpor problemas simples com algoritmos simples.

O ideal para quem quer começar a programar é esquecer que existem linguagens de programação e, antes de mais nada, aprender lógica. Quem domina bem a lógica consegue programar em qualquer linguagem, seja ela JAVA, Basic, C, etc... Todas as linguagens são bem semelhantes, possuem os mesmos conceitos, só muda a sintaxe.

Durante o aprendizado de lógica, você perceberá que será importante utilizar uma linguagem de programação como apoio. Evite iniciar fazendo sistemas com banco de dados ou para ambiente gráfico, se você quer uma opção gratuita, pode fazer o download do Visual Studio Express no site da Microsoft. Não importa a linguagem (VB ou C#), utilize a opção "console application" apenas para codificar aquilo que está aprendendo com a lógica de programação. Não se preocupe neste momento em criar classes ou métodos, preocupe-se em entender os laços (do while / case / switch / if then else ) e aproveite para conhecer um pouco sobre índices.

Assim que se sentir seguro com a lógica de programação, dê uma investida maior na linguagem de programação escolhida. Aprenda como funciona o laço de mensagens do Windows, os eventos e as propriedades dos objetos que a linguagem disponibiliza.

Na primeira etapa, não se preocupe em criar programas que utilizem banco de dados, dê uma grande investida no ambiente de programação e nos componentes básico como caixas de texto, labels e controle de imagens. Pratique bastante os eventos do sistema como movimento do mouse, mudança no foco, tecla pressionada, etc.

Neste momento é hora de lançar o seu primeiro desafio pessoal. Que tal aproveitar que você já conhece lógica de programação, já domina os principais eventos do sistema e conhece os principais objetos para fazer o seu primeiro programa?

Nada melhor do que a prática para se chegar a perfeição. Com o desafio pessoal você irá notar que muitas novidades irão surgir, novos desafios de lógica, a necessidade de conhecer mais a fundo alguns eventos do sistema, etc. Um bom desafio para começar, ainda sem utilizar banco de dados, é fazer um programa que resolva algum cálculo matemático dado a entrada de alguns números (parece simples, mas se você não tratar uma divisão por zero o programa terá um "bug" e não funcionará).

Assim que concluir o seu primeiro desafio, comece a estudar orientação a objetos. Esta é uma das tarefas mais complexas do mundo do desenvolvimento e também irá o preparar para quando for dar um salto na sua carreira passando de programador para analista de sistemas. A maioria dos programadores no mundo de hoje trabalha com orientação a objetos, mas se investigarmos a lógica existente nos objetos criados, percebemos que muitos não extraem deste conceito aquilo que ele pode oferecer, por exemplo, você notará que uma classe deve ter uma responsabilidade muito bem definida e não pode, de maneira alguma, extrapolar a sua responsabilidade, fazendo aquilo que outra classe deveria fazer. Tudo bem, a linguagem de programação deixa fazer, mas foge ao conceito da utilização de classes, portanto o uso de um bom livro irá auxiliar enormemente nesta etapa. Um programador que conheça bem sobre orientação a objetos terá um grande diferencial no mercado, portanto dê bastante atenção a este item.

É durante esta etapa que você deve começar também a estudar banco de dados. Neste primeiro momento, preocupe-se em saber criar tabelas, fazer consultas e alterações nas tabelas, utilizar chaves primárias e estrangeiras e campos auto numeráveis. Explore ao máximo os recursos oferecidos pelo ambiente de desenvolvimento que você está utilizando. Quase todos oferecem diversas classes prontas para trabalhar com banco de dados. Crie consultas, telas de cadastro, alteração, exclusão (se estiver utilizando o .NET, experimente utilizar os DataGrids e verifique item a item as suas propriedades e o que faz cada uma delas mas não deixe de montar telas de cadastro e consultas manuais, você irá entender melhor o funcionamento interno dos DataGrids).

Já domina uma boa parte sobre banco de dados e outra boa parte sobre orientação a objetos? Então agora é hora de lançar o seu segundo e maior desafio pessoal até agora! Que tal aproveitar que você já domina bem a ferramenta e fazer um programa completo? Pense em algum programa que possa auxiliar as pessoas no seu dia-a-dia, pense em fazê-lo como freeware e divulgá-lo na internet. Sites como o superdownload fazem este trabalho de divulgação por você! Será um excelente portfólio para colocar no seu currículo caso ainda não possua experiência alguma no mercado. Se ainda não sabe o que fazer, por que não fazer um controle de orçamento doméstico? Ou um programa que auxilia as pessoas a montarem a sua lista de compras de supermercado? Ou mesmo uma agenda de compromisso?

Agora que você já conhece bem os conceitos de programação, já inclusive desenvolve alguns programas, é hora de montar um currículo e ir a caça de um bom emprego. Boa sorte!


Notícia postada em 10/4/2008 14:54:24 


Comentários a esta Notícia:

  http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com Em 22/10/2017 20:38:48
qoCS00 http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com 
  http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com Em 22/10/2017 9:47:12
Ks0SKg http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com 
  http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com Em 9/7/2017 5:55:34
xPaNzY http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com 
  http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com Em 8/7/2017 16:49:57
pUlQsy http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com 
  http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com Em 8/7/2017 13:00:37
wl1Njk http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com 

clique aqui para ler todos os comentários
Comente esta Notícia:
Autor: 
Comentários: